top of page

Dia do refugiado 20 de junho?

Os refugiados representam o melhor do espírito humano. A sua perseverança perante a adversidades inspira-me todos os días.


Eles precisam e merecem apoio e solidariedade, não de fronteiras fechadas e de bloqueios.


O Dia Mundial dos Refugiados, confrontamo-nos com uma estatística surpreendente.

Mais de 100 milhões de pessoas que vivem em países abalados por conflitos, perseguições, fome e caos climático foram forçadas a fugir de suas casas.

Estes não são números apenas no papel.


São mulheres, crianças e homens que fazem viagens difíceis – muitas vezes enfrentando violência, exploração, discriminação e abuso.


Este Dia lembra-nos do nosso dever de proteger e apoiar os refugiados – e a nossa obrigação de criar novas formas de apoio.

Isso inclui soluções para realojar refugiados e ajudá-los a reconstruir as suas vidas com dignidade.

Precisamos de maior apoio internacional aos países anfitriões, como prevê o Pacto Global para Refugiados, para aumentar o acesso à educação de qualidade, ao trabalho digno, à assistência médica, ao alojamento e à proteção social.

E precisamos de uma vontade política muito mais forte para fazer a paz, para que os refugiados possam retornar com segurança para as suas casas.

O Dia do Refugiado

foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, através da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). De acordo com a mesma instituição, os países que mais tem refugiados no mundo são Síria, com 4,9 milhões de refugiados; Afeganistão, com 2,7 milhões e Somália, com 1,1 milhão.

De acordo com dados da ACNUR, atualmente existem aproximadamente 60 milhões de pessoas ao redor do mundo que são obrigadas a estar fora de suas localidades de origem por motivos de guerra, perseguições e conflitos armados.

A maioria dos refugiados são de regiões como o Oriente Médio, a África Oriental e o Sudoeste Asiático, e são compostos na maioria por crianças e jovens com menos de 18 anos.


O Dia Mundial do Refugiado é celebrado anualmente em 20 de junho. Esta data visa homenagear a coragem e a força das milhões de pessoas que são obrigadas a fugir de suas casas e se refugiar em outras localidades para evitar perseguições, calamidades naturais ou guerras. O principal objetivo também é discutir com a sociedade e os governos a ideia da solidariedade, respeito e responsabilidade que as nações devem ter com os povos refugiados.


Os refugiados são pessoas que sofrem perseguições e são forçadas a fugir de seus países, seja por causa de sua etnia, naturalidade, religião, opinião política, grupo social e etc.

 

O Brasil abriga mais de 8 mil


Refugiados de 81 nações diferentes, e durante esta data, núcleos da ONU no país organizam diversas atividades de homenagem e conscientização civil sobre os motivos que levam os refugiados a abandonarem os seus lares.

51 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page