Buscar
  • Everton Lopes

6 CARACTERÍSTICAS DE UMA EXTRAORDINÁRIA ENFERMEIRA

Toda vez que qualificamos alguém como extraordinário, atribuímos a tal pessoa um status de semideus! Pensamos logo de cara em alguém que é famoso, que realiza feitos quase impossíveis e que consegue vencer situações praticamente improváveis de serem realizadas. Essas pessoas chamam a atenção da mídia, justamente, por se destacar da maioria e, muitas vezes, ganham fama e dinheiro com seu talento especial de ser fora do comum.


Um grande exemplo de pessoa extraordinária é a nossa querida Florence Nightingale, nascida na Itália, estudou matemática, francês, italiano, alemão, sempre com o objetivo de se casar e manter o nível social da sua família. Tudo isso aconteceu há 200 anos atrás, numa época onde apenas homens eram ouvidos.


Mas, ela mudou o rumo da medicina, revolucionou um hospital em Londres e na guerra da Criméia salvou milhares de pessoas através de medidas sanitárias.


Você já parou pra pensar sobre isso? Ela não descobriu uma vacina ou um remédio, mas com sua observação detalhada percebeu algo aparentemente simples e salvou milhares de vidas.


Seu legado é extraordinário, um grande jornal antigo escreveu: "Florence foi universal, sua paixão pela filantropia a levou para a enfermagem, de onde pode fazer importantes contribuições. Ainda convalescente devido a febre tifóide contraída na Criméia, Florence realizou trabalhos administrativos e dedicou-se a criação da escola de enfermagem da Inglaterra. Ela não só revolucionou a saúde pública na questão sanitária como apresentou novas formas de avalia-la e inaugurou a escola para transmitir esses conhecimentos.

Seu legado é grande! A magnitute de bibliografias, peças teatrais e monumentos reforçam que Florence é um exemplo a ser seguido. Diante de toda sua jornada o que é sempre bem reforçado é a forma com que tratava os pacientes: com compaixão e comprotimento e a forma diligente que cuidava da administração hospitalar. Ela faleceu em Londres no dia 13 de agosto de 1910".


Por isso que a palavra EXTRAORDINÁRIO cabe tão bem a esse tipo de pessoa! Do latim EXTRA: fora de, além de, e ORDINÁRIO: comum, regular. Essas pessoas são fora do comum, realizam feitos além das expectativas da maioria das pessoas – em um mundo de pessoas tão iguais, eles realmente se destacam.


Partindo deste ponto eu entendo que pessoas extraordinárias usam coisas comuns para realizar obras extraordinárias, se você foi escolhido pela enfermagem, então este já é um grande feito que apenas uma pessoa com a semente extraordinária dentro de si pode encarar e ser feliz de verdade exercendo esta profissão/vocação.


Lembre-se, Florence com uma atitude simples, ela usou o que estava ao alcance de todos e implantou a higiene para salvar vidas e evitar novas doenças. Independente do seu ambiente de trabalho e desafios, uma pessoas extraordinária ressignificará o que a sua volta está.

Tenho 6 dicas para você ser um Extraordinário profissional de enfermagem.


1. COMPROMISSO Ser comprometido com pessoas e a instituição. O enfermeiro convive com muitas pessoas e talvez seja o profissional mais próximo do paciente. Por isso, ele deve estar atento às necessidades de todos e ser comprometido com o bem-estar do paciente e de sua família.


É importante que o enfermeiro também esteja ciente e envolvido com a missão da instituição em que trabalha e com os demais profissionais da equipe de saúde.

2. COMUNICAÇÃO Entender e ser entendido é essencial. Para se relacionar com todas essas pessoas, o enfermeiro deve se comunicar de modo adequado com cada um.


Usar palavras de fácil entendimento com o paciente, conhecer bem o vocabulário técnico na hora de passar os casos (como na troca de plantão) e conseguir conversar bem com outros profissionais que não são da área da saúde (como o pessoal da administração) é fundamental para um enfermeiro que deseja se destacar.


3. LIDERANÇA Influenciar e não mandar. Ser líder é uma coisa cada vez mais importante e cada vez mais difícil, isso porque poucos sabem o real significado de liderança. Um enfermeiro lidera uma equipe com vários profissionais que devem ser guiados, orientados e treinados, e fazer isso não é tão simples, o que nos leva ao próximo tópico.


Conquiste pessoas para viver um sonho, e não adquira subordinados para um trabalho.


4. ESPÍRITO DE EQUIPE Trabalhar em equipe para trabalhar bem. Na área da saúde não se faz nada sozinho. O enfermeiro competente deve ser capaz de trabalhar em conjunto, respeitando as qualidades e as limitações de cada profissional que compõe sua equipe. Fazendo isso, a criação de um ambiente de trabalho harmonioso transmite ao paciente a confiança que ele precisa.

5. EMPATIA Ser empático pode ser um ato de amor. Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Ao lidar com pessoas diversas e com as mais diferentes condições de saúde, o enfermeiro que tem empatia está um passo à frente, pois tende a respeitar o momento que aquele paciente está vivendo e recebe em troca respeito e admiração de todos os envolvidos.


6. EQUILIBRIO Possuir habilidade com as emoções. Talvez essa seja a característica mais difícil do bom enfermeiro. Ter habilidade para lidar com emoções é importante porque o enfermeiro é o profissional que está ao lado do paciente nas horas mais delicadas e íntimas, gerando emoções que também devem ser cuidadas. Lidar com essas emoções apenas quer dizer que o enfermeiro precisará tratar o paciente como um todo.


Essas 6 características são fundamentais... para ser um EXTRAORDINÁRIO profissional de enfermagem. Essas habilidades precisam ser desenvolvidas e cultivadas. Everton Lopes



| Termos de uso .

| Política de privacidade .

| Considerações importantes

| Copyright

Receba toda semana nossas informações, avisos de lives e conteúdos gratuitos.